O valor de um seguro de vida varia bastante de acordo com o prazo, número de beneficiados e situações previstas pela cobertura, por exemplo. Se o titular da apólice vier a falecer, a família precisa arcar com uma grande quantidade de gastos funerários. Desta forma, um seguro de vida ajuda a garantir que os filhos ou outros dependentes do titular terão recursos para se formar, entrar no mercado de trabalho e gerar sua própria renda. Já no segundo tipo, a cobertura se estende a diversos membros da família. Isso significa que o benefício é pago se algo acontecer com qualquer pessoa contemplada pelo seguro. Para pessoas que trabalham em funções de risco, como segurança ou operação de máquinas pesadas, o seguro de vida oferecido pela empresa costuma ser obrigatório.
Esse seguro dotal faz parte de uma categoria chamada “resgatável”, isto é, cujo benefício pode ser retirado durante ou após o prazo de validade. Em resumo, o seguro de vida representa um auxílio financeiro que é de imensa ajuda no momento em que a família está mais abalada e vulnerável pela perda de alguém querido. Existem, ainda, opções de seguro que cobrem despesas variadas dos beneficiários se o titular falecer, incluindo gastos com educação, viagens e dívidas contraídas. Além disso, em caso de falecimento, este tipo de seguro ajuda a arcar com os gastos de velório, enterro ou cremação e também com despesas legais, como o inventário.
Ainda existem seguros de vida com cobertura total e falamos mais sobre ele no nosso blog. Vem entender mais sobre o assunto para escolher o seguro ideal para você. A inclusão de outras informações, como o estado de saúde do titular, ajuda a identificar o preço do seguro. Isso é possível porque há uma avaliação do risco oferecido para a seguradora.
Estudo Bem-Estar Financeiro
O Porto Vida On é um produto da Porto Seguro que pode ser contratado online e permite que escolha as coberturas, entre elas a de morte natural. Ele é encontrado a partir de R$ 9,30 por mês, sendo que o preço aumenta conforme as coberturas são incluídas. Uma forma de garantir que seus familiares estarão amparados se algo venha a lhe acontecer é com um seguro de vida por morte natural.
Vale lembrar que cada seguradora pode praticar valores diferentes, afinal, os produtos não são únicos. Coberturas, benefícios, valores de indenização, atendimento e outros variam de uma empresa para outra. Antes de falar de preço final é preciso entender de que forma as seguradoras calculam o valor do seguro. O seguro de vida oferece coberturas para diferentes eventos que venham a ocorrer com o segurado. Para ver qual o melhor seguro de vida que se encaixa no seu perfil, conte com a Smartia!
Você vai receber o material em seu email.
Outro tipo é o seguro de vida dotal, que funciona mais ou menos como uma previdência privada sem rendimentos. Nessa modalidade, o titular contrata um plano e realiza pagamentos periódicos desde o início da vigência até o seu falecimento. Todas estas condições ficam registradas na apólice, que oficializa o contrato de seguro de vida.
Como funciona o seguro de vida?
Nesse processo, você vai responder um questionário sobre a sua saúde e afins, buscando entender o que você precisa para o seu seguro de vida. Um bom seguro de vida inclui a cobertura de morte, que inclui os eventos tanto para o caso de morte natural e doença, quanto acidental. Porém, existem algumas empresas que comercializam somente a cobertura de morte acidental. No caso de falecimento, seja por causas naturais ou acidentais, o seguro de vida proporciona uma indenização. Essa indenização corresponde a 100% do valor estabelecido na apólice do seguro. O montante a ser pago pelo seguro varia de acordo com o prêmio pago pelo segurado.
Muita gente não gosta de pensar no assunto, porém, é necessário, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã. Quando se vai contratar, surge outro problema, não se sabe exatamente como funciona esse serviço. Com essas inclusões, os indivíduos também passam a ser segurados, como dependentes.
Aqui, você responde várias perguntas para te mostrar seguradoras corretora de seguros que condizem com o seu perfil. Há quem pense que pagar por um seguro de vida é jogar dinheiro fora, mas, na verdade, ele é um investimento. Se alguma coisa acontecer com o segurado, ele ou seus familiares estarão amparados financeiramente. Normalmente, esse período vai de três a seis meses e garante um pouco de segurança após o falecimento ou invalidez do segurado.
Para começar, os seguros de vida cobrem somente eventos de morte acidental ou natural. Estes critérios influenciam o valor mínimo do seguro de vida, mas, na maioria dos casos, o contratante pode escolher pagar um valor maior para aumentar a indenização. Os seguros de vida temporários tendem a ser mais baratos, exatamente porque a seguradora sabe quando o plano vencerá, ao contrário dos ordinários que duram até a morte do titular. Nestes casos, o seguro de vida oferece cobertura contra despesas médicas, como cirurgias, tratamentos e internação, que podem ser muito caras se a vítima não tiver plano de saúde. O seguro de vida é uma forma de garantir a segurança financeira da família, principalmente quando uma pessoa é responsável por grande parte da renda familiar.
São modalidades que contemplam indenização caso o segurado esteja incapacitado de trabalhar, mesmo que temporariamente. No Nubank Vida, existe carência de seis meses a partir da data de contratação apenas em casos de morte natural. Essa carência vale para a cobertura principal do seguro e para a Assistência Funeral (para a pessoa titular e para familiares, caso contratada). Lembrando que o período de carência é o prazo mínimo para que a sua cobertura passe a valer. No momento da contratualização de um seguro de vida, os beneficiários podem ser identificados, o que significa que em caso de morte, são quem vai receber o capital associado.
Vale ressaltar que nesse caso, se o falecimento for por um acidente, por exemplo, de trânsito, a pessoa não estará coberta. Logo, o guardião poderá ajudar nesse momento, contatando a seguradora e garantindo que todos recebam a indenização contratada. Já o buscador de CPFs é uma ferramenta desenvolvida pelo nosso time de tecnologia que realiza uma pesquisa de óbitos nas bases de cartórios e da Receita Federal. Assim, entramos em contato de forma ativa caso nenhum beneficiário acione o seguro. Por outro lado, na hora de nomear um beneficiário menor de idade é preciso ter em mente que menores de 16 anos não poderão administrar o dinheiro até completar 18 anos ou sem um responsável legal.